SAIBA MAIS: SOBRE SISTEMA DE ENERGIA SOLAR OFF-GRID

O sistema de energia solar possui vários componentes que são essenciais para seu funcionamento. Dependendo do tipo de sistema instalado no estabelecimento, é preciso procurar equipamentos específicos para atender a demanda energética do cliente. Um desses componentes é o inversor solar off-grid.

O inversor fotovoltaico tem como objetivo fazer a conversão da energia gerada pelos painéis solares. É por meio deste equipamento que a energia de corrente contínua é transformada em corrente alternada (CA), permitindo sua utilização em empresas e residências. O inversor solar off-grid também exerce essa função, no entanto, possui algumas particularidades que devem ser consideradas por quem está interessado no sistema de energia solar off-grid.


O QUE É o inversor solar offgrid?


Atualmente, existem vários tipos de inversor solar disponíveis no mercado. Cada um deles conta com características específicas para que consiga atender à demanda de energia dos mais diferentes estabelecimentos, seja ela residencial, comercial ou agrícola. Dentre eles, figura o inversor solar off-grid.

O termo “off-grid” vem do inglês e significa “fora da rede”. Ou seja: o inversor fotovoltaico off-grid é um tipo de equipamento que não precisa da rede pública de distribuição energética para funcionar. Isso significa que mesmo os lugares mais remotos que não dispõem de rede elétrica podem instalar e aproveitar os benefícios do sistema de energia solar.


EM QUAIS LUGARES o inversor off-grid pode ser instalado?

Uma das principais vantagens do inversor fotovoltaico off-grid é sua versatilidade na instalação. Alguns dos locais que podem se beneficiar do inversor solar off-grid são os seguintes:

  • Propriedades urbanas e rurais;
  • Estações meteorológicas;
  • Postes de iluminação solar;
  • Bombeamento de água;
  • Abastecimento de sistemas de telefonia de sinal de rádio transmissão;
  • Abastecimento de torres de sistemas de telefonia de dados 3G e 4G e futuramente 5G aqui no Brasil.


COMO FUNCIONA o inversor solar off-grid?

Antes de explicar como funciona o inversor fotovoltaico off-grid é importante mostrar como o gerador de energia solar off-grid é operado. O sistema fotovoltaico off-grid possui os seguintes componentes:

  • Banco de baterias em especial de Lítio de alta performance;
  • Arranjo fotovoltaico;
  • Controlador de carga;
  • Inversor fotovoltaico off-grid.

Neste tipo de sistema, a geração de energia é autônoma. Logo, toda a energia captada pelos painéis solares e consumida instantaneamente pelos equipamentos eletrônicos que o inversor alimenta e o excedente é armazenado em baterias específicas.

Caso a energia captada seja maior do que o consumo do estabelecimento no decorrer do dia, essa bateria manterá a energia solar guardada. Dessa forma, durante o período noturno, em dias nublados ou chuvosos, o sistema pode aproveitar a energia armazenada em baterias para manter o fornecimento de energia no estabelecimento.

Portanto, o inversor solar off-grid funciona de uma maneira muito simples: ele recolhe à energia gerada pelos painéis solares e à energia armazenada nas baterias para converter a corrente contínua em alternada, conforme foi explicado anteriormente.


ONDE INSTALAR o inversor fotovoltaico off-grid?

O inversor off-grid pode ser colocado em diversos lugares, entretanto, é importante se atentar às condições do local em que se pretende instalar o equipamento. Um dos principais requisitos para fazer a instalação com segurança é protegendo o equipamento da água, do sol e do calor. Também é importante colocá-lo em um local que seja de fácil acesso para equipes autorizadas e longe do alcance de crianças.

Conforme a demanda energética do estabelecimento, pode ser necessário separar uma sala específica para a instalação do inversor solar off-grid. Uma vez escolhido o local para instalação, basta conectar o inversor aos equipamentos que precisam de energia, como computadores, refrigeradores, máquinas de lavar roupa, entre outros.

Outro fator que deve ser considerado ao instalar o inversor fotovoltaico off-grid é a potência e a tensão de operação dos equipamentos. O mais indicado é colocar um inversor com capacidade de alimentar todos os equipamentos desejados para evitar sobrecargas.


QUAL É O TAMANHO IDEAL do inversor off-grid?

Isso dependerá da demanda energética do estabelecimento. Existem inversores solares com potências que variam de 150W a 12.000W. Os modelos menores abaixo de 2000W são leves, podendo ser transportados conforme a necessidade do cliente.

Os inversores mais pesados, com potência acima de 2000W, são geralmente utilizados em instalações permanentes e oferecem alguns recursos avançados, como ser ligados em série ou paralelos para atender demandas bem maiores e gerar redes bifásicas e trifásicas, por exemplo. Os inversores off-grid mais potentes são usados em equipamentos que precisam de uma carga energética maior, como é o caso de ferramentas elétricas, máquinas e equipamentos elétricos ou eletrônicos em geral.


COMO ESCOLHER um inversor fotovoltaico off-grid?

Um dos aspectos que o cliente precisa se atentar ao adquirir um inversor solar off-grid é de uma avaliação técnica no local e uma conversa para saber as maiores necessidades e assim garantir a real necessidade de fornecimento de energia obtendo total segurança do inversor off-grid, verificando se o equipamento irá atender à necessidade desejada e o suporte necessário para executar a instalação.

inversor solar off-grid é um item fundamental para quem deseja um fornecimento de energia completamente autônomo. Caso queira saber qual inversor é o mais indicado para atender sua demanda energética, entre em contato no whatsapp  e/ou peça sua visita técnica pelo link abaixo:


                        51 99945-3199  (Whatsapp) | Solicitação de Orçamento On -line 


Nenhum comentário: