PROCEDIMENTOS DE DESENERGIZAÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS



Toda empresa deve elaborar, aprovar e divulgar (distribuir) o procedimento de desenergização obedecendo á sequência a seguir:

a) Seccionamento - Confirmar se o circuito desligado é o alimentador do circuito a ser executada a intervenção, mediante a verificação dos diagramas elétricos e projetos elétricos e folha de procedimento e a identificação do mesmo em campo.

b) Impedimento de reenergização - Verificar as medidas de impedimento de reenergização aplicadas, que sejam compatíveis ao circuito em intervenção, como: abertura de seccionadoras, retirada d fusíveis, afastamento de disjuntores de barras, relés de bloqueio, travamento por chaves, utilização de cadeados.

c) Constatação da ausência de tensão - É feita no próprio ambiente de trabalho através de: instrumentos de medições dos painéis (fixo) ou instrumentos detectores de tensão (observar sempre a classe de tensão desses instrumentos). Verificar se os EPIs e EPCs necessários para o serviço estão dentro das normas vigentes e se as pessoas envolvidas estão capacitadas e devidamente protegidas.

d) Instalação de aterramento temporário - Verificar a instalação do aterramento temporário quanto á perfeita equipotencialização dos condutores do circuito ao referencial de terra, com a ligação destes a esse referencial com equipamentos apropriados

e) Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada - Verificar a existência de equipamentos energizados nas proximidades do circuito ou equipamento a sofrer intervenção, verificando assim os procedimentos, materiais e EPIs necessários para a execução dos trabalhos, obedecendo á tabela de zona de risco e zona controlada. A proteção poderá ser feira por meio de obstáculos ou barreiras, de acordo com a análise de risco.

f) Instalação da sinalização de impedimento de energização - Confirmar se foi feita a instalação da sinalização em todos os equipamentos que possam vir a energizar o circuito ou equipamento em intervenção. Na falta de sinalização de todos os equipamentos, esta deve ser providenciada.

- Um projeto elétrico bem elaborado dá condições de que as pessoas envolvidas saibam e conheçam os elementos elétricos, circuitos elétricos e toda sua identificação facilitando assim a execução de procedimentos de desenergização quando assim houver necessidade.

- Projeto elétrico uma ferramenta importantíssima e eficaz para a perfeita ordem dos fatores - consumo de energia x qualidade de funcionamento.





"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.
BAIXE O E-BOOK DE ENERGIA SOLAR."

PS: Se fizer um comentário e for pergunta deixe seu celular ou e-mail para sanar sua necessidade.






Um comentário:

Sérgio MS disse...

Muito top parabéns..