INSTALAÇÃO DE DISJUNTORES

   Os disjuntores são equipamentos de suma importância para a proteção de um sistema elétrico, seja ele residencial, comercial ou industrial e também do patrimônio e de seus Usuários (As pessoas).

   Para se obter uma exata atuação de um disjuntor em relação a um circuito que ele protege é de grande importância que se faça um dimensionamento.

   Para se obter esse dimensionamento do disjuntor em plena integração com o circuito, deve-se fazer um levantamento das cargas na grandeza em watts. Devemos obter a grandeza também em Volts.

   Por ex: Vamos fazer uma ampliação em nossa residência, iremos instalar mais 20 lâmpadas Led de 25W e a tensão de nosso sistema de distribuição nos fornece 220V.

  Pegamos um dos mais simples formulas de cálculos de dimensionamentos que é W/V=A
Sendo V tensão elétrica em Volts.
Sendo W potência elétrica em Watts.
Sendo A corrente elétrica em Amperes.

  Agora pegamos os dados e vamos a formula: 20x25W=500W
Tensão de elétrica local: 220 V

  Temos W/V=A - 500W/220V = 2,73A

  Temos já um dado para nosso circuito de lâmpadas e podemos dimensionar um disjuntor aproximado de 6A, já que não há disjuntores menores.

   Mas ainda não terminou nosso trabalho temos que ver que fio vai ser usado para esse circuito em questão.

O que é a capacidade de corrente de um cabo?


   É a maior corrente, em regime permanente, que um condutor suporta sem que a temperatura do mesmo ultrapasse a temperatura máxima suportada pela isolação (temperatura de trabalho).
   Depende do material do condutor, do material da isolação, da construção do cabo, da temperatura ambiente e da forma como está instalado.
A NBR 5410 apresenta tabelas de capacidade de corrente para vários métodos de instalação de baixa tensão.
   O mais fácil e também muito preciso é utilizar tabela de cabos aonde já se é dimensionado a resistência do condutor em relação a corrente de suporte.
Como por exemplo uma tabela simples como essa abaixo:

    Ou fazer um calculo de resistência elétrica, que também há diversas formulas a serem utilizadas dependendo do sistema a ser utilizado.
    Mas se quiser utilizar as formulas deve seguir uma sequencia de resultados dentro de diversas formulas para se obter a seção de condutor exata e ai ver em uma tabela como essa acima qual fio pode se aproximar. Abaixo as formulas, bom proveito!
 Para circuitos monofásicos em corrente alternada:
Intensidade de corrente:
I = ( U cosq ) / R I = U / Z
I = P / ( U cosq ) I = N / U
Tensão:
U = ( R I ) / cosq U = N / I
U = P / ( I * cosq)
Resistência R = ( U * cosq ) / I
Reatância X = ( U * senq ) / I
Impedância
Potência ativa P = U * I * cosq
Potência reativa Q = U * I * senq
Potência aparente N = U * I
Resistência ôhmica por fase Rf = l / ( s * S )
Queda de tensão DU = 2 * Rf * I * cosq
Queda de tensão em % DU% = 100 * DU / U
Seção do condutor S = ( 2 * I * l * cosq) / ( s * DU)

SIMBOLOGIA
U = tensão em volts (V)
I = corrente em ampères (A)
R = resistência em ohms (W)
P = potência em watts (W)
Q = potência reativa em Volt ampères reativos (VAr)
N = potência aparente em Volt ampères (VA)
cosq = fator de potência - f.p.

Finalizando, não deixe de usar disjuntores e componentes elétricos de boa qualidade em sua residência ou comercio, sempre contrate um profissional habilitado e que esteja regular com as entidades fiscalizadoras que lhe possa te dar pelo menos uma ART do serviço e que possa lhe apresentar um projeto ou croqui de sua instalação, ou contrate uma empresa especializada em projetos/execução de sistemas elétricos. Porque meus caros amigos depois ninguém é culpado quando houver problemas em sua instalação elétrica.
Abaixo um CD com disjuntores bem simples e eficiente para residência, ainda pode ser acrescentado os disjuntores residuais os chamados DR para certos circuitos caso queira ter ainda mais proteção, não recomendo usar DR como geral, devido que ele é muito perceptível as ondas residuais e os equipamentos de resistência, como chuveiros e geladeiras, fornos ou micro-ondas fazem com que ele atue abrindo do o sistema geral da rede elétrica, é melhor usar em individual e em circuitos estáveis. Um bom aterramento sempre é necessário, mais isso fica pra outro post.


Volnei Reis Projetos Elétricos.


"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.









Nenhum comentário: