GED 13 - CPFL/RGE/RGE SUL


O que é GED?

A sigla GED significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos.

A gestão de documentos é uma área da administração geral relacionada com os princípios de economia e eficácia na produção e uso dos documentos, segundo os quais a informação deve estar disponível no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível.

A gestão de documentos, em seu sentido mais amplo, significa assegurar acesso pleno aos documentos e às informações necessárias à tomada diária de decisões e à garantia de deveres e direitos.

Destacam-se como objetivos específicos da Gestão de Documentos:

· permitir de forma ágil e assertiva o acesso aos documentos e às informações
· promover a transparência dos atos administrativos
· garantir economia, eficiência e eficácia na administração
· tornar o processo decisório mais célere
· racionalizar a produção documental
· controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos
· normatizar os procedimentos para classificação, avaliação, transferência,        recolhimento, guarda e eliminação de documentos
· contribuir para a preservação do patrimônio documental considerado de guarda permanente

Em linhas gerais, podemos descrever uma solução tecnológica de GED como um conjunto de módulos interligados que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma física ou digital. 

Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.



Agora vamos ao GED 13 da RGE!

É  gestão de documento numero 13 aonde trata de normatizar ou aplicar parâmetros para fornecimento de tensão secundária de distribuição de energia elétrica. Normalmente fornecidos em arquivo de tipo PDF.

Tem como finalidade orientar e conduzir aos clientes novos ou existentes a maneira de solicitação do procedimento de realização de pedidos de ligação de energia elétrica através de padrão de entrada.

O padrão de entrada é também apresenta as suas orientações construtivas e suas devidas características técnicas de acordo as potencias estabelecidas para cada caso em particular, vinculado a necessidade de consumo do solicitante. A potencia necessária em Watts.

Esse documento de gestão, tem característica normativa e institucional, obtendo também parâmetros estalecidos por normas nacional de energia elétrica. 

O GED 13 é um documento de gestão que explica de forma clara o modo operante dos profissionais que vendem serviços de instalações de padrão de entrada de energia elétrica em baixa tensão até 75kW.

Através deste documento que se obtém as classes de tensão, os tipos de materiais, e instruções diversas e as configurações do padrão de entrada de energia elétrica da sua residência ou comércio.

O GED 13 documento de gestão se definiu que padrões de entrada acima de três medidores devem haver responsável técnico e envio de projetos para aprovação. Há também estabelecido que outras configurações que não sejam somente monofásicas ( 3 medidores monofásicos não precisa de projeto) devem ser solicitadas através do site de projetos por profissional cadastrado. 

No GED 13 há muitas tabelas de cálculos, mas em especial tem duas tabelas que parametrizam as classes de tensão e suas características técnicas e é por está tabela que se defini o dimensionamento do padrão de entrada, tamanho das caixas, dutos, cabos e disjuntores.

Neste documento se definiu que as medições devem ser de materiais de policarbonato.

Também no documento foi definido postes de altura 7,5 metros e permitiu que fosse desenvolvidos poste com até 4 medidores acoplados no mesmo poste.


As empresas que fabricam esses postes precisam estar homologadas na concessionária para obter os selos para fixação nos postes padronizados que fabricam e vendem. Importante saber que a RGE não aprova a entrada de energia se o fabricante do poste não estiver homologado.

A documento GED de tipos de postes e documento GED da lista das empresas homologas.

A CPFL empresa paulista que comprou a fornecedora de energia elétrica denominada RGE no Rio Grande do Sul tem como perfil este tipo de gestão de documento em sua característica de organização. 

Por um lado é positivo os GED's já que especificam as áreas de atuação. Mas por outro lado acaba sendo complexo devido que são muitos os GED's aonde que cada um trata de algo em especifico e muitos se completam, e em alguns casos causam duvidas ao projetista em qual usar para estabelecer parâmetros técnicos nos seus projetos.  

Um exemplo desse caso são os GED's 13, 119 e 4621. Três documentos tratando da mesma coisa, que são as entradas de energia em baixa tensão para residenciais, comércios e industrias de pequeno porte.

A VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS já está adaptada com os GED's atualmente, mas devido a muito estudo e organização e muitos projetos aprovados no site de projetos da RGE obtendo assim um alto relacionamento com os analista de projetos da distribuidora. 

Mas para profissionais que possam entrar nesse ramo, será uma tremenda dor de cabeça e bom desenvolvimento de muita paciência em ambos os casos com os GED's e com os profissionais analista da RGE.

Para quem está querendo contratar, então nem se fala, já que tempo custa dinheiro e a demora na aprovação tranca toda a execução da entrada de energia.

A VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS ELÉTRICOS garante a você que aprova seu projeto antes do prazo estabelecido pela norma de 30 dias. Aprovamos seu projeto em menos de 20 dias e dependendo do tamanho do projeto em até 10 dias.

Concluímos que a busca pela perfeita organização deve ser sempre direcionada com enfase em cada caso. No caso dos GED's da CPFL como são muitos os setores a instruir e normatizar, acabou se tornando uma gestação de documento complexa. 

Se você precisa aprovar sua entrada padrão e a execução, faça orçamento com a VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS.

Obs: Aprovamos todos os tipos de projetos. Mas a execução somente para entradas a partir de 5 medidores.







"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.






Nenhum comentário: