SAIBA MAIS: SOBRE BATERIA DE LÍTIO PARA ENERGIA SOLAR

Cada estabelecimento tem uma demanda energética específica. Em alguns casos a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos será suficiente para atender à necessidade energética do lugar, enquanto em outros casos a energia produzida acaba sobrando e é armazenada em uma bateria solar. Atualmente, é possível encontrar vários tipos de bateria, sendo uma delas a bateria solar de lítio.

 

bateria solar de lítio é uma das mais conhecidas no mercado e possui diversas vantagens quando comparada a outros tipos de bateria fotovoltaica. Saiba mais abaixo sobre as particularidades da bateria de íon de lítio e sua importância para os geradores de energia solar:

 

BATERIA SOLAR DE LÍTIOdefinição e características:

Antes de explicar quais são as características da bateria solar de lítio, é importante falar sobre o grupo de baterias da qual ela faz parte. A bateria fotovoltaica de lítio compõe o grupo de baterias estacionárias, que são as baterias com cargas e descargas profundas. Ou seja: a bateria pode carregar e descarregar completamente, permitindo que o usuário utilize 100% de sua capacidade.

As especificidades da bateria de íon de lítio podem variar de uma fabricante para outra, no entanto, é possível algumas características principais. São elas:


COMPOSIÇÃO da bateria fotovoltaica de lítio 

A parte interna da bateria é composta por:

  • Catodo: trata-se da parte negativa composta por óxido de cobalto e que é responsável por ceder elétrons;
  • Camada de íons de lítio: parte que fica separada do óxido de cobalto, isto é, do catodo;
  • Anodo: trata-se da parte composta por grafite na qual a carga positiva flui naturalmente, permitindo o recebimento de elétrons;
  • Separador: como o próprio nome sugere, esta parte faz a separação do íon de lítio do óxido de cobalto. Na maioria dos casos o separador é feito de um material semipermeável para que somente um tipo de elemento possa passar, ou seja, os íons de lítio.

FUNCIONAMENTO da bateria fotovoltaica de lítio

As baterias de íon de lítio possuem lâminas internas que são compostas pelo anodo e catodo citados anteriormente. Quando o equipamento começa a fazer a descarga, os íons de lítio transitam pelo anodo e pelo catodo, passando pelo separador e se conectando ao óxido de cobalto. Após esse processo, o elétron de lítio restante é capturado pelo anodo de grafite que o carrega para fora gerando, assim, a carga da bateria.

A partir do momento que a bateria solar não possui mais lítios para serem transportados, a reação química é encerrada culminando no esgotamento da bateria. Ao recarregar o equipamento ocorre o processo inverso, ou seja, os íons de lítio retornam para seu lugar de origem.

É importante salientar que o uso completo da matéria interna da bateria solar de lítio não é indicado. Por esse motivo, os equipamentos possuem um sistema inteligente que evita esse consumo excessivo, protegendo a bateria para que a matéria interna não acabe de maneira precoce.


ESTÁGIOS DE CARREGAMENTO da bateria fotovoltaica

O processo de carregamento das baterias de íon de lítio ocorre em dois estágios. A primeira fase é composta pela carga rápida, que compreende entre 70% a 80% da carga total. A segunda, por sua vez, é caracterizada por finalizar o processo, sendo mais demorada do que a anterior e provocando um aumento considerável na autonomia do equipamento.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS da bateria solar de lítio? 

O mercado de energia solar oferece aos interessados em um sistema autônomo de fornecimento elétrico uma série de baterias fotovoltaicas. Isso possibilita que o empresário dono de uma propriedade rural, por exemplo, possa escolher a bateria que melhor atende suas necessidades. Para saber qual é a melhor bateria solar de lítio para seu sistema fotovoltaico, converse com um revendedor de confiança.

No geral, existem cinco tipos de baterias solares, cada uma com configurações, design e capacidades distintas. Entretanto, a bateria fotovoltaica de lítio possui algumas características que fazem dela uma das baterias solares com melhor custo-benefício. Confira a seguir quais são as principais vantagens da bateria solar de lítio em comparação com os demais tipos de bateria para sistemas de energia fotovoltaica:

  • Alta eficiência;
  • Peso reduzido;
  • Manutenção reduzida;
  • Não emite gases nocivos à saúde;
  • Baixa susceptibilidade a explosões;
  • Rápido processo de carregamento;
  • Alta durabilidade, com vida útil de até 30 anos;
  • Design compacto, permitindo a utilização em espaços reduzidos;
  • Garantia de fábrica de 10 anos, podendo suportar até 6.000 ciclos;
  • Não possui o chamado “vício de bateria”, possibilitando a recarga de parte da bateria quando o usuário julgar mais conveniente;
  • Abaixo algumas de excelente qualidade.




QUAL A IMPORTÂNCIA de ter uma bateria solar?

bateria solar de lítio, chumbo-ácido ou de níquel sólido para citar alguns tipos de baterias existentes atualmente é essencial para o bom funcionamento do gerador de energia solar, sobretudo nos sistemas off-grid e híbrido. A função deste equipamento é basicamente armazenar a energia solar produzida que não for utilizada seja no período diurno ou noturno.

Os sistemas fotovoltaicos híbrido e off-grid precisam deste equipamento devido à autonomia que possuem da rede pública de energia. Isso porque o sistema off-grid é totalmente independente da rede elétrica, sendo assim, precisa ter uma reserva de fornecimento elétrico para os dias nublados ou chuvosos.

O sistema híbrido combina o gerador de energia solar off-grid com o on-grid (conectado à rede pública de fornecimento de energia). Por esse motivo, é importante que os geradores híbridos tenham uma bateria solar para reservar a energia produzida que não for utilizada.

A quantidade de baterias solares necessária dependerá da demanda de energia do estabelecimento. Contudo, os sistemas fotovoltaicos híbridos requerem uma quantidade menor quando comparados aos sistemas off-grid.

Ao escolher uma bateria solar de lítio é fundamental avaliar questões como a durabilidade, a resistência a altas temperaturas e o trabalho cíclico do equipamento para fazer o melhor investimento possível. Caso queira saber mais sobre as baterias de íon de lítio e obter seu sistema de gerador solar OFF GRID ficando com auto sustentabilidade de energia elétrica, faça um contato: 

 

                        51 99945-3199  (Whatsapp) | Solicitação de Orçamento On -line 

Fonte: A.S

Nenhum comentário: