A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 

 A energia elétrica é indispensável para qualquer instalação nos dias de hoje. E através dela que conseguimos ligar os equipamentos, como motores, computadores, centrais telefônicas, iluminação, sistema de bombeamento de água, etc.

     Enquanto todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, nem se percebe o quanto a energia elétrica é fundamental no dia a dia da pessoa. Entretanto, quando os disjuntores começam a "desligar" os equipamentos começam a "queimar" e a iluminação a "oscilar" percebe-se a sua existência.

     Para haver confiabilidade e segurança em uma instalação elétrica, é necessário que muitas etapas sejam executadas a contento, a saber: 

Planejamento, projeto, execução, inspeção geral da instalação.




     O primeiro passo, para iniciar a inspeção de uma instalação elétrica ou para encontrar possíveis problemas e soluções para os defeitos, é reportar-se à documentação técnica (desenhos, memoriais descritivos, memoriais de cálculo e especificações técnicas).

     O projeto de uma instalação elétrica deve ser executado de acordo com as normas brasileiras respectivas a cada disciplina, nas revisões em vigor ( Ex: NBR - 5410/2004 para instalações de baixa tensão, NBR 14039/2005 para instalações de alta tensão, NBR 10898/1999 para sistemas de iluminação de emergência, etc.).

Deve ser composto de vários documentos, entre eles:

       * Desenhos: nos desenhos estão representados todos os pontos elétricos, suas interligações em planta baixa, cortes e detalhes executivos de instalação. Ainda, são representados os diagramas elétricos (unifilar, funcional, interligação, etc.), o que facilita o entendimento geral e particularizado da instalação.

       * Memorial Descritivo: neste, o projeto é relatado em todos os seus detalhes como: lista de documentos; normas técnicas; considerações sobre as instalações elétricas e equipamentos que serão conectados à mesma; sistema de entrada de energia, critérios de proteção de equipamentos e pessoas e considerações sobre os cuidados que o construtor deverá tomar quando da execução física do projeto.

       * Memoriais de Cálculo: os critérios de capacidade de condução de corrente, queda de tensão, níveis de curto-circuito e iluminâncias, sistemas e esquemas de aterramento, necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, coordenação e seletividade entre as proteções elétricas, etc.

       * Especificações técnicas: neste documento, são apresentadas as descrições dos materiais citados nos desenhos e no memorial descritivo, normas de construção, ensaios e certificação que os materiais deverão atender para o perfeito desempenho e segurança das instalações elétricas.

      A partir do projeto, o profissional responsável pela inspeção das instalações elétricas consegue entender os critérios, as normas e as características que os materiais empregados na execução devem ter. O segundo passo é verificar se a execução está em conformidade com o projeto.

 A ultima etapa é o ensaio das instalações conforme recomendado em norma, verificando na prática se a instalação irá atender a todos os requisitos.

Contudo, o valor da documentação técnica vai além da inspeção.
 Com ela, tem-se uma visão de todo o sistema elétrico, sabendo seus limites e possibilidades. 

É de grande valia também para os técnicos que dão suporte e manutenção nas instalações, garantindo informação valiosa para pessoas que não participaram do processo de construção.

      Infelizmente, observa-se que, em muitos casos, a documentação é utilizada apenas para a construção, sendo "abandonada" posteriormente. 

Todas as alterações realizadas nas instalações elétricas deveriam ser documentadas pelos técnicos e usuários, mesmo depois da entrega da obra, como preconiza a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego número 10 (NR10).

      Resumindo, uma instalação elétrica é um "ser vivo" que passa por transformações ao longo do tempo, as quais precisam ser analisadas, avaliadas e conduzidas por técnicos desde o momento de sua construção até seu uso no dia a dia.

     Com isso se constata a grande importância da elaboração de projetos elétricos em qualquer que for o empreendimento, por que vai qualificar em todos os aspectos a obra e aos seus beneficiários diretos, tenha em mãos sempre um projeto elétrico de seu empreendimento, se não tens contrate uma empresa qualificada  e responsável para desenvolver um projeto elétrico completo.


"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.
BAIXE O E-BOOK DE ENERGIA SOLAR."

2 comentários:

StevenHWicker disse...

I have found that this site is very informative, interesting and very well written. keep up the nice high quality writing. Instalaçoes elétricas

paulo ricardo disse...

Eu queria ver uma planta de entrada para oito medidores , atualmente um desenho