A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 

 A energia elétrica é indispensável para qualquer instalação nos dias de hoje. E através dela que conseguimos ligar os equipamentos, como motores, computadores, centrais telefônicas, iluminação, sistema de bombeamento de água, etc.

     Enquanto todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, nem se percebe o quanto a energia elétrica é fundamental no dia a dia da pessoa. Entretanto, quando os disjuntores começam a "desligar" os equipamentos começam a "queimar" e a iluminação a "oscilar" percebe-se a sua existência.

     Para haver confiabilidade e segurança em uma instalação elétrica, é necessário que muitas etapas sejam executadas a contento, a saber: 

Planejamento, projeto, execução, inspeção geral da instalação.




     O primeiro passo, para iniciar a inspeção de uma instalação elétrica ou para encontrar possíveis problemas e soluções para os defeitos, é reportar-se à documentação técnica (desenhos, memoriais descritivos, memoriais de cálculo e especificações técnicas).

     O projeto de uma instalação elétrica deve ser executado de acordo com as normas brasileiras respectivas a cada disciplina, nas revisões em vigor ( Ex: NBR - 5410/2004 para instalações de baixa tensão, NBR 14039/2005 para instalações de alta tensão, NBR 10898/1999 para sistemas de iluminação de emergência, etc.).

Deve ser composto de vários documentos, entre eles:

       * Desenhos: nos desenhos estão representados todos os pontos elétricos, suas interligações em planta baixa, cortes e detalhes executivos de instalação. Ainda, são representados os diagramas elétricos (unifilar, funcional, interligação, etc.), o que facilita o entendimento geral e particularizado da instalação.

       * Memorial Descritivo: neste, o projeto é relatado em todos os seus detalhes como: lista de documentos; normas técnicas; considerações sobre as instalações elétricas e equipamentos que serão conectados à mesma; sistema de entrada de energia, critérios de proteção de equipamentos e pessoas e considerações sobre os cuidados que o construtor deverá tomar quando da execução física do projeto.

       * Memoriais de Cálculo: os critérios de capacidade de condução de corrente, queda de tensão, níveis de curto-circuito e iluminâncias, sistemas e esquemas de aterramento, necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, coordenação e seletividade entre as proteções elétricas, etc.

       * Especificações técnicas: neste documento, são apresentadas as descrições dos materiais citados nos desenhos e no memorial descritivo, normas de construção, ensaios e certificação que os materiais deverão atender para o perfeito desempenho e segurança das instalações elétricas.

      A partir do projeto, o profissional responsável pela inspeção das instalações elétricas consegue entender os critérios, as normas e as características que os materiais empregados na execução devem ter. O segundo passo é verificar se a execução está em conformidade com o projeto.

 A ultima etapa é o ensaio das instalações conforme recomendado em norma, verificando na prática se a instalação irá atender a todos os requisitos.

Contudo, o valor da documentação técnica vai além da inspeção.
 Com ela, tem-se uma visão de todo o sistema elétrico, sabendo seus limites e possibilidades. 

É de grande valia também para os técnicos que dão suporte e manutenção nas instalações, garantindo informação valiosa para pessoas que não participaram do processo de construção.

      Infelizmente, observa-se que, em muitos casos, a documentação é utilizada apenas para a construção, sendo "abandonada" posteriormente. 

Todas as alterações realizadas nas instalações elétricas deveriam ser documentadas pelos técnicos e usuários, mesmo depois da entrega da obra, como preconiza a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego número 10 (NR10).

      Resumindo, uma instalação elétrica é um "ser vivo" que passa por transformações ao longo do tempo, as quais precisam ser analisadas, avaliadas e conduzidas por técnicos desde o momento de sua construção até seu uso no dia a dia.

     Com isso se constata a grande importância da elaboração de projetos elétricos em qualquer que for o empreendimento, por que vai qualificar em todos os aspectos a obra e aos seus beneficiários diretos, tenha em mãos sempre um projeto elétrico de seu empreendimento, se não tens contrate uma empresa qualificada  e responsável para desenvolver um projeto elétrico completo.


"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.
BAIXE O E-BOOK DE ENERGIA SOLAR."

Um comentário:

paulo ricardo disse...

Eu queria ver uma planta de entrada para oito medidores , atualmente um desenho