TUDO SOBRE PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO

painel solar fotovoltaico é um dispositivo composto por células que são sensíveis à luz solar e possuem a capacidade de absorver esta energia, que será posteriormente convertida em eletricidade. Esta é uma forma bastante eficiente de gerar energia elétrica, sem a necessidade de gerar resíduos ou de instalar mecanismos móveis.

Também chamada de placa solar, o painel solar fotovoltaico é parte essencial de um sistema de geração de energia solar e viabiliza o aproveitamento desta fonte sustentável de energia, que proporciona autossuficiência para residências, propriedades rurais e indústrias. Trata-se, portanto, de uma tecnologia cuja aplicação traz benefícios tanto para o meio ambiente como para quem o utiliza.


O QUE É o painel solar fotovoltaico?

Como foi explicado, painel solar fotovoltaico é composto por células que reagem quando são expostas à radiação solar. Esta movimentação gera uma corrente elétrica que é direcionada para um inversor solar, equipamento que se responsabiliza por corrigir a energia elétrica captada transformando-a de corrente contínua para corrente alternada.

Após essa conversão, a energia elétrica gerada por meio do sistema pode carregar baterias que alimentam um imóvel específico ou ser direcionada para o “quadro de luz”, sendo utilizada para alimentar os diversos aparelhos elétricos existentes no local. Quando a energia elétrica produzida é maior do que a consumida, o excesso vai para a rede elétrica e se transforma em créditos de energia para os próximos meses.

A energia gerada por um painel solar fotovoltaico é relativamente limitada, uma vez que está diretamente associada à quantidade de placas utilizadas no sistema: quanto maior for a quantidade de placas fotovoltaicas utilizadas, mais quantidade de energia será gerada. Isso significa que cada local possui um número de placas necessário para suprir sua demanda por eletricidade.

PRINCIPAIS TIPOS de placas solares e suas vantagens



Existem diversos tipos de placas solares fotovoltaicas, que se diferem de acordo com o material de que são feitos. Os painéis geralmente são feitos de silício, que é composto de átomos minúsculos carregados de elétrons, e podem ser do tipo monocristalino ou policristalino. No primeiro caso, a placa é feita com um cristal ultrapuro cortado em lâminas individuais.

As células fotovoltaicas da placa monocristalina são cortadas de modo que a área do painel possa ser melhor aproveitada, permitindo uma melhor eficiência na captação de energia solar. Trata-se de um painel que apresenta excelente durabilidade, além de funcionar muito bem em condições de pouca luz.

placa solar fotovoltaica de silício policristalino, por sua vez, tem os cristais do material fundidos de modo a formar um grande bloco. Este é um modelo menos eficiente em comparação à placa monocristalina, mas apresenta custo reduzido e vida útil tão longa quando o primeiro tipo.

Existe também o chamado painel solar de filme fino, que é formado por placas compostas por várias camadas finas de material fotossensível. Embora este seja o tipo de painel menos eficiente, é também o que apresenta menor custo de fabricação. Além disso, a placa fotovoltaica de filme fino apresenta aparência esteticamente mais agradável e alta resistência a temperaturas elevadas.

VANTAGENS da energia fotovoltaica

A chamada energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa que pode ser usada tanto em residências como em indústrias, comércios e propriedades rurais. Sua utilização está associada a benefícios financeiros, ambientais e sociais, que incluem principalmente:

• Redução dos gastos com energia elétrica a longo prazo;
• Adaptabilidade nas regiões isoladas e que não possuem acesso à rede elétrica;
• Preservação do meio ambiente, uma vez que esta é uma fonte não poluente, silenciosa e que utiliza um recurso natural inesgotável;
• Baixa manutenção exigida;
• Longa vida útil do sistema;
• Fonte de energia barata;
• Valorização do imóvel;
• No caso de empresas e indústrias,
valorização da marca por mostrar preocupação ambiental;
• Não ocupa espaço útil nos imóveis, uma vez que o painel solar fotovoltaico geralmente fica instalado no telhado de casas e prédios;
• Sistema modular adaptável, que pode receber mais painéis caso uma ampliação seja necessária.

 

COMO ESCOLHER o painel fotovoltaico ideal?

Embora a aquisição de uma placa solar represente um investimento considerável, o sistema oferece muitas vantagens a longo prazo. Uma vez que existem diferentes tipos de painel solar fotovoltaico e diversas opções no mercado, porém, é preciso analisar cuidadosamente as características de cada um para descobrir o modelo que melhor se encaixa em suas necessidades.

O primeiro aspecto a ser levado em consideração neste processo de aquisição é o período de garantia oferecida pelo fornecedor, bem como o tipo de cobertura que faz parte dela. Este dado permite que você tenha uma expectativa a respeito da qualidade e durabilidade do produto e dos demais itens que compõem o sistema. Também deve ser avaliada a frequência e o tipo de manutenção exigida e que não faz parte da garantia.

Vale a pena levar em conta também a eficiência do painel solar fotovoltaico em relação à área que pode ser ocupada por ele e às necessidades de consumo do local. Em geral, materiais mais eficientes na captação de energia exigem uma quantidade menor de placas, mas elas tendem a ter um custo maior em comparação aos modelos menos eficientes.

No que diz respeito à durabilidade, é importante descobrir se a placa é importada: uma vez que as características climáticas do Brasil são muito diferentes da Europa, por exemplo, o painel pode não suportar temperaturas muito elevadas. Neste aspecto, é importante verificar o coeficiente de temperatura da placa, que indica justamente a forma como o painel se comportará em dias mais quentes.

É preciso, portanto, considerar o custo total do sistema de painel solar fotovoltaico incluindo instalação e manutenção e as vantagens oferecidas, chegando ao modelo que vale mais a pena para a sua realidade. O ideal é entrar em contato com uma empresa fornecedora que preza pela qualidade e eficiência, permitindo que seu sistema de energia solar funcione de maneira adequada e contribua para a preservação ambiental.

Para saber mais sobre as vantagens do painel solar fotovoltaico e obter seuorçamento sem compromisso entre contato pelo whatsapp ou peça pelo link de orçamento abaixo:


                        51 99945-3199  (Whatsapp) | Solicitação de Orçamento On -line 


Fonte: A.S


Nenhum comentário: