SAIBA MAIS: O QUE É UM GERADOR DE ENERGIA SOLAR ONGRID

A energia solar está cada dia mais presente na vida de todos nós. Sim, estamos falando da energia elétrica, que ilumina nossas casas e empresas, proporcionando o conforto de podermos ter eletrodomésticos, ar condicionado, aquecedor de água para chuveiros e torneiras, entre outras fontes alimentadas através de um kit gerador de energia solar.

Dados da ABSOLAR atestam que a demanda por energia solar fotovoltaica tem aumentado nos últimos anos e isso acontece em razão de diversos fatores, como financiamentos concedidos por instituições bancárias e empresas especializadas no segmento, que surgem atendendo uma demanda crescente no mercado. Soma-se a essas questões os custos de implementação caindo cada vez mais, o que resulta em retorno mais rápido ao investimento feito.

O que é energia solar fotovoltaica?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é energia solar fotovoltaica. Ela é obtida por meio da radiação luminosa do sol, que incide nas placas solares instaladas em telhados ou solo. Quanto mais radiação solar atingir as placas fotovoltaicas, maior será a quantidade de energia elétrica produzida, sendo essa, uma fonte abundante, gratuita, considerada inesgotável, limpa, renovável e sustentável, acima de qualquer outra qualidade.

O termo fotovoltaico veio do grego (Phos), que significa luz e volt, é a unidade de força eletromotriz, que originou do nome de um físico italiano, Alessandro Volta, o inventor da pilha. Assim, a palavra “fotovoltaica” foi adotada desde 1849.

A placa solar fotovoltaica é, portanto, o equipamento usado para captar a energia do sol e dar início a todo o processo de transformação do calor em energia elétrica. Essas placas são, normalmente, feitas de silício ou outro material semicondutor para que a luz solar incidente sobre uma célula fotovoltaica, permitindo a movimentação dos elétrons, gerando eletricidade.

É válido ressaltar que essa tecnologia já foi 100% comprovada e os sistemas fotovoltaicos, conectados à rede elétrica, já são usados há mais de 3 décadas.

O que é gerador de energia solar ongrid

Um gerador de energia solar é um conjunto de equipamentos projetados para, efetivamente, converter o calor do sol em corrente elétrica e, depois, permitir que ela seja utilizada nas residências, bem como nas empresas e industriais, conforme já discorremos.

O gerador de energia fotovoltaico funciona como se fosse uma pequena usina sustentável produtora de energia elétrica, contribuindo com a economia dos custos e, principalmente, com a preservação do meio ambiente. São constituídos de dois componentes principais: o inversor solar e o painel solar. Também, há outros componentes como cabos, conectores e estruturas de fixação dos painéis que são dimensionadas de acordo com o projeto.

O inversor é semelhante ao inversor elétrico comum, porém, a energia convertida é a do sol. Seu circuito é composto por duas partes, que convertem a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis fotovoltaicos em corrente alternada (CA) utilizadas nas casas e empresas para alimentação dos equipamentos elétricos.

Para um gerador de energia solar ser ongrid, ele precisa ter conexão direta com a rede elétrica, ou seja, com a concessionária de energia. Portanto, a energia produzida é enviada à distribuidora que, abate uma parcela da conta de luz, por meio de um sistema de compensação de créditos. Contudo, é conveniente esclarecer que não é possível zerar a sua conta de luz ao usar o sistema ongrid, já que há incidência de taxas, ainda que mínimas, a fim de manter o fornecimento pela concessionária.

As normas que regulamentam as regras para geração de energia solar no Brasil estão previstas da Resolução Normativa 482 de 2012, com alteração através de Audiência Pública em 2015 por meio da REN 687. 



Aplicações do gerador de energia solar on grid

Todo gerador funciona da mesma maneira, independentemente do local onde é instalado. O que difere é a quantidade de módulos e demais peças que compõem o sistema fotovoltaico, que interfere diretamente na capacidade de produção de energia.

Assim, suas principais vantagens podem ser citadas conforme segue:

- O custo é menor pelo fato de dispensar bateria para armazenamento da energia produzida;

- Sua manutenção também fica mais em conta e dura por mais tempo, com uma vida útil que varia de 25 a 30 anos;

- É um sistema mais eficiente, uma vez que a energia é injetada diretamente na rede;

- Se o proprietário tiver mais de uma residência ou algum empreendimento sob o mesmo CNPJ ou CPF, poderá usar os créditos para fazer o abatimento da conta de energia de todos os locais;

Os benefícios acima descritos fazem com que o sistema ongrid seja o mais procurado para usos residenciais. Suas aplicações se estendem, ainda, para o setor empresarial que encontrou nessa alternativa uma forma de contribuir com a sustentabilidade, aumentando a rentabilidade de suas operações com a redução dos custos em energia elétrica.

No segmento industrial, há, também, uma significativa redução dos custos fixos relativos ao consumo de energia elétrica, que costuma ser muito alto nesse setor. Sendo assim, esses projetos também são grandes, comportando, muitas vezes, centenas de módulos fotovoltaicos capazes de produzir entre 100 kWp e 1000kWp em espaços com 650m2 a 7000m2.

Se você está considerando a ideia de implementar um projeto fotovoltaico em sua casa, espaço comercial ou industrial, aproveite para conferir os equipamentos fornecidos pela Volnei Reis Projetos Elétricos e Energia Solar. A empresa dispõe de diversos modelos e das marcas de inversores e painéis mais renomadas do mundo: BYD, Jinko Solar, Trina Solar, Growatt, Refusol, Fronius, SMA, Fimer ABB, estrutura solar dos fabricantes, K2 Systems, Romagnole, Solar Group, e muito mais.

A relação custo-benefício desses equipamentos é indiscutível. Seu alto rendimento e performance são ideais para quem deseja gerar energia fotovoltaica diariamente. Reúnem um conjunto de peças de excelente qualidade, com garantia de energia solar acessível e limpa.



Volnei Reis

Nenhum comentário: