TUDO SOBRE ESTRUTURA SOLAR FOTOVOLTAICAS

 A construção de um sistema fotovoltaico exige atenção a todos os detalhes, pois cada equipamento do kit de energia solar exerce uma tarefa importante para a geração de energia em corrente alternada (CA). É o que acontece com o processo de captação da radiação solar, que necessita de um suporte específico para que o estabelecimento seja ele comercial ou residencial possa usufruir das vantagens da energia solar. Este suporte é oferecido pela estrutura solar fotovoltaica.



estrutura solar fotovoltaica funciona como uma sustentação para todos os componentes que formam um painel solar. A estrutura ainda faz com que os módulos do painel fotovoltaico fiquem agrupados e interligados de uma forma mais simples. Portanto, trata-se de um item fundamental para o bom funcionamento e durabilidade de um sistema solar fotovoltaico seja ele o sistema ONGRID OU OFFGRID.

Estrutura solar fotovoltaica: composição e aplicabilidade

Na maioria dos casos a estrutura solar fotovoltaica é feita de aço ou alumínio e já se tem no mercado estruturas de fibra de vidro. O suporte pode ser desenvolvido para as mais diferentes necessidades, dependendo da instalação solar que será realizada no estabelecimento.

Além disso, a estrutura para painel solar é bastante versátil, sendo aplicável diretamente no solo. O suporte fotovoltaico também é adaptável em diversos telhados, tais como:

• Telha de barro;

     • Telhado metálico;

• Telha de concreto;

• Telha de fibrocimento;

• Estrutura para lajes;

• Estruturas de solo.

Quais são os tipos de estrutura para painel solar?

O empresário interessado em uma estrutura para painel solar em sua propriedade rural, por exemplo, deve se atentar à demanda energética do estabelecimento. Isso porque os tipos de estrutura para painel fotovoltaico podem influenciar na capacidade de obtenção de energia solar.

Outro aspecto que deve ser avaliado por quem pretende construir uma estrutura solar fotovoltaica é a variedade de suportes existentes no mercado. Para saber qual é a estrutura ideal para seu gerador de energia solar, vale a pena verificar com o profissional a confiabilidade e qualidade da fabricante dos produtos utilizados na instalação da estrutura.

As características de cada estrutura dependerão de seu modelo, local de instalação e de outras variáveis que devem ser consideradas para fazer um investimento mais assertivo. No geral, é possível encontrar no mercado os seguintes tipos de estrutura para painel fotovoltaico:

Estrutura solar fixa com ângulo de inclinação ajustável

Trata-se de um dos tipos de estrutura mais eficientes. A possibilidade de ajustar o ângulo de inclinação permite que os módulos acompanhem o percurso do Sol no decorrer do dia, aumentando consideravelmente a produção diária de energia elétrica.

Também vale a pena destacar que esta estrutura pode potencializar a produção anual de energia. Esse benefício é possível por meio do ajuste do ângulo de inclinação conforme as diferentes estações do ano. 

Estrutura solar metálica com inclinação fixa

Esta estrutura destaca-se pela praticidade, economia sobretudo com as manutenções periódicas e por demandar menos esforços na instalação. A estrutura solar fotovoltaica metálica com inclinação fixa é a mais utilizada em sistemas solares em nosso país.

Neste caso, ao fazer a instalação, é definido o melhor ângulo de inclinação possível para obter a maior quantidade de radiação solar diária. Dessa forma, caso haja uma produção acima da necessária, o gerador de energia fotovoltaico irá injetar o excedente na companhia de energia elétrica que irá gerar créditos para uso no período noturno e para os dias nublados ou chuvosos.

Seguidores solares (ou trackers, em inglês)

Os seguidores solares são um tipo de estrutura para painel solar que contam com um sistema que pode se movimentar em um ou dois eixos. Assim, não é preciso ajustar o ângulo de inclinação: a estrutura faz esse movimento sozinha, seguindo o percurso do Sol ao longo do ano conforme a intensidade da radiação solar.




Apesar de permitir a otimização do gerador de energia solar, o seguidor solar possui uma desvantagem quando o assunto é investimento. Isso porque a motorização das bases conta com equipamentos de última geração e demanda mais energia da estrutura, resultando em uma manutenção mais frequente e com custo mais elevado. Logo, é recomendado avaliar com prudência a real necessidade de adquirir um seguidor solar.

Como montar uma estrutura solar fotovoltaica?

Por ter uma aplicabilidade universal, a estrutura solar fotovoltaica pode ser montada de diversas formas. Veja a seguir como pode ser feita a montagem da estrutura para painel fotovoltaico com base nos principais tipos de aplicabilidade:

  • • Estrutura solar fotovoltaica em telhado: a montagem da estrutura dependerá do tipo de telhado no qual ela será instalada. Em telhados coloniais, por exemplo, a montagem é realizada com um modelo de gancho que é fixado ao caibro ou viga e passado por entre as telhas. Em seguida, é fixado um trilho ao gancho e os módulos fotovoltaicos são presos aos trilhos. No caso dos telhados de fibrocimento, a montagem é feita com o chamado “parafuso prisioneiro ou parafuso rosca dupla”. Já nas coberturas metálicas, a instalação pode ser realizada com perfis que são parafusados diretamente nas telhas;







  • • Estrutura solar fotovoltaica em laje: a estrutura solar fotovoltaica montada em lajes pode ser concretada ou instalada por meio de parafusos. A base desta estrutura é triangular, permitindo que o ângulo seja fixo ou ajustado conforme o modelo adquirido;




  • • Estrutura solar fotovoltaica no solo: os sistemas fotovoltaicos em solo geralmente são construídos para os estabelecimentos que necessitam de uma alta demanda energética ou locais que não possuem telhados disponíveis para a instalação. Sendo assim, a estrutura solar deve fixada ao solo como estacas ou com bases de concreto.


  • • Estrutura solar fotovoltaica em estacionamentos: apesar de ser pouco comum, existem algumas empresas que gerenciam estacionamentos investindo em sistemas de energia solar. Neste caso, a estrutura solar está acoplada às bases que protegem os carros dos raios solares, exercendo uma dupla função.



estrutura solar fotovoltaica é essencial para a efetividade do sistema fotovoltaico, impactando diretamente na sua eficiência e qualidade. Por isso, o empresário que quiser adotar a energia solar em seu estabelecimento deve se atentar às características do imóvel, bem como a demanda de energia desejada, para obter o máximo de aproveitamento com o investimento. Caso queira saber mais sobre os geradores de energia solar, seus benefícios e como construir uma estrutura eficiente entre em contato com A VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS E ENERGIA SOLAR E PEÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPRIMISSO.

Faça a diferença solicite seu kit ongrid ou offgrid com preços excelentes e abaixo do valor de mercado. Confira!

Acesse esse link. TEU KIT SOLAR

Peça seu orçamento agora!

Att,

Volnei Reis

Nenhum comentário: