OS PRINCIPAIS MATERIAIS CONDUTORES DE ENERGIA ELÉTRICA


O primeiro, o alumínio, possui uma aplicação mais específica. Já o segundo, fios de cobre, são os principais materiais para instalações elétricas por conta das inúmeras propriedades do Cobre, sobretudo a condutividade e a durabilidade.

A principal função dos fios e cabos é conduzir a eletricidade para a distribuição de luz, aquecimento, sinalização, entre outros e podem ser utilizados em instalações fixas, embutidas ou aparentes.

Para entender um pouco mais sobre fios e cabos na instalação elétrica, seguem 8 importantes dicas:

1º A passagem dos cabos deve ser efetuada somente após os seguintes serviços realizados: revestimentos de paredes, tetos e pisos; impermeabilização da cobertura; instalação de portas, janelas e vedações (a fim de impedir a penetração de chuva); rede de eletrodutos e instalação das caixas de derivação, ligação ou passagem limpas e secas internamente por meio de bucha embebida em verniz isolante.

2º Tanto as bitolas dos condutores, quanto o número de condutores instalados em cada eletroduto deve obedecer às especificações de cada tipo de projeto.

3º Não efetuar a instalação de cabos isolados sem a proteção de eletrodutos, independentemente se esta for embutida, aparente ou enterrada no solo. Além disso não devem ser efetuadas emendas nos condutores dentro dos eletrodutos;

4º Condutores e cabos não devem ser instalados em dutos para instalações não elétricas;

5º Verifique as curvas nos condutores, para que elas não danifiquem sua isolação;

6º As determinações apresentadas na norma NBR 5410 devem ser verificadas ao efetuar instalações ligadas em paralelo, bem como instalações, emendas e derivações dentro de quadros elétricos;

7º Não devem ser instalados cabos sem isolamento dentro de qualquer tipo de eletroduto, incluindo aqui o condutor de aterramento;

8º É importante utilizar terminais apropriados para efetuar as ligações de condutores a disjuntores.

São dicas importantes e que fazem a diferença na sua instalação aumentando a vida útil do seu sistema elétrico e evitando riscos para a instalação.

FAÇA SEU ORÇAMENTO DE PROJETO ELÉTRICO COM VOLNEI REIS PROJETOS ELÉTRICOS


FONTE: PV

"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.
BAIXE O E-BOOK DE ENERGIA SOLAR."

Nenhum comentário: