DISJUNTOR MOTOR.



Aparelho constituído de disparadores térmicos e magnéticos atua na partida do motor elétrico, assegurando o comando e a proteção do motor e da partida em si contra queima causada por vibração de tensão e corrente na rede, elevação de temperatura do motor e condutores e sobrecargas.

     Para essa proteção, exerce quatro funções: seccionamento (isola da rede os condutores ativos quando o motor está desligado e protege quando há queima de fases do motor), proteções contra curtos-circuitos (detêm e interrompem o mais rápido possível em correntes elevadas de curtos-circuitos para impedir a deterioração da instalação) e contra sobrecargas (detêm correntes de sobrecargas e interrompem a partida antes que a temperatura do motor e dos condutores fique muito elevada e deteriore os isolantes), e comutação (liga e desliga o motor, podendo ser manual, automática ou a distância).



     O que de fato é um disjuntor motor?

O Disjuntor motor é considerado em sua base principal como um dispositivo de proteção em um circuito principal, onde em um único dispositivo pode controlar e proteger o motor que está empregado no circuito.

Esse dispositivo tem a capacidade de desligar e ligar o motor do circuito de forma manual pelo painel de controle, além claro de proteger os motores contra curto circuitos, sobrecarga ou falta de fase, problemas que podem ocorrer a qualquer momento por diversos fatores e com isso o uso do disjuntor motor dispensa o uso de fusíveis de proteção para o circuito do motor.

A aplicação de um disjuntor motor no circuito como proteção do seu motor possibilita uma economia com fusíveis e ainda uma proteção muito mais elevada para seu motor, pois esse dispositivo pode atuar em milissegundos contra um curto circuito.

Funcionamentos do disjuntor motor.

Além da função de proteção o disjuntor motor possui ainda a função de seccionamento, ou seja, capaz de interromper a passagem de corrente elétrica quando ocorrer uma sobrecarga que fora notificada pelo disparo térmico ou mesmo um curto circuito e com isso rompeu-se o eletromagnético do disjuntor motor.

A proteção feita pelo disjuntor motor contra sobrecarga baseia-se no princípio da dilatação térmica das laminas do contato desse dispositivo, no qual quando ocorre um superaquecimento essas laminas começam a se deformarem ao ponto de romperem o circuito, desligando assim o equipamento empregado a ele.

Já o efeito de curto circuito no disjuntor motor é idêntico a qualquer outro disjuntor de proteção, ou seja, baseia-se no princípio do dispositivo magnético interno onde quando é apontado uma corrente muito alta o rompimento é instantâneo.

Características e vantagens no uso do disjuntor motor.
Além claro de uma bela economia em não ter que utilizar fusíveis de proteção para o motor o disjuntor motor oferece alguns outros ganhos que podem salvar seu orçamento e além do mais proporcionar um circuito mais seguro, estável e sem grandes danos quando alguma falha ocorrer.

Vantagens do uso do disjuntor motor:

Esses dispositivos possuem a capacidade de serem religados sem nenhum esforço extra, dessa forma podem ser rearmados facilmente depois de alguma falha ou mesmo se estiver sendo feito alguma manutenção e se você utilizou o disjunto motor como um seccionador.

Capacidade de interrupção:
O disjuntor motor possui uma interrupção muito elevada e com isso possibilita a empregabilidade em circuitos de correntes muito elevadas e com uma atuação muito precisa pois pelos seus dois princípios de proteção conseguem cobrir todo circuito e equipamento que esteja sob sua proteção, veja:

Magnético: Propriedade do disjuntor motor exclusivo para proteger contra correntes de curto circuito.
Disparador térmico: Propriedade que pode ser ajustada para cada tipo de circuito e corrente aplicada, esse parâmetro protege contra sobrecarga e é dotado de um mecanismo diferencial que possui sensibilidade de falta de fase também
Ajuste do disjuntor motor:

É sempre recomendado que o valor de corrente do disjuntor motor seja sempre ajustado para a mesma do motor empregado sob sua proteção, pois como sabemos os motores em sua partida possui uma corrente bem maior do que a de trabalho, com isso fazendo o ajuste para a mesma do motor o dispositivo não irá desligar o circuito nas partidas.


A ligação de um disjuntor motor em um motor monofásico é possível, mas deve ser feito uma ponte da fase nas outras duas entradas do disjuntor da mesma fase e na saída à mesma coisa, para que o sistema de proteção do disjuntor entenda o que se procede em um sentido uniforme, mesmo sendo somente uma fase, ele vai ver o que ocorre e atuará, porque a corrente de fase circula por todo o seu sistema e pode assim proceder com precisão mesmo sendo uma fase só.




"DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE, DEIXE SEU LIKE!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA OS ASSUNTOS ATUALIZADOS NO SEU E-MAIL.


PS: Se fizer um comentário e for pergunta deixe seu celular ou e-mail para sanar sua necessidade.

Nenhum comentário: