PRECAUÇÕES PARA QUE NOSSO CHUVEIRO ELÉTRICO NÃO SEJA UM RISCO PARA NOSSA FAMILIA.

Chuveiro elétrico sempre é um equipamento que temos duvidas ou até temos medo por que ele aquece a água que é um ótimo condutor de energia elétrica.
Mas como o chuveiro funciona com uma resistência elétrica, como da mesma forma de uma lâmpada, tem uma carga específica, só a diferença é a espessura da resistência do chuveiro entre a lâmpada e que trabalham com elementos diferentes, o chuveiro aquece a água e a lâmpada acende uma luz no ar.
Mas no chuveiro elétrico, para que nosso chuveiro tenha uma funcionalidade correta e uma durabilidade maior, devemos tomar algumas precauções;

a)      Dimensionamento correto de acordo com a sua potência que na maioria das marcas vem essa informação por ex: 5000 w de potência, isso descrito na embalagem do chuveiro elétrico, abaixo detalhes desse dimensionamento.

b)      Uma fiação correta de acordo com a potência por ex: 5000 w se instalam um condutor de 6mm², por que esse condutor suporta a corrente elétrica (A) dessa potência.

c)      Uma proteção correta de acordo com a potência por ex: 5000 w se instala um disjuntor de 30 A, esse disjuntor deverá ter uma folga em relação a corrente real da potência elétrica de 5000 w, que a corrente real dessa potência é de 22,72 A, mas esse disjuntor de 30 A se é dimensionado com folga para que não se tenha o incomodo de ficar atuando (abrindo) quando a resistência do chuveiro alcance seu aquecimento maximo durante nosso banho. Esse calculo acima se refere a uma tensão de 220 V.

d)   Respeitar as indicações de fabricas relacionadas as tubulações e usar os acessórios que melhoram o desempenho da vazão da água dentro do chuveiro.

e)      Que se faça um aterramento único para o chuveiro retirando-o do sistema de aterramento geral de nossa residência, não se deve conectar o terra do chuveiro no condutor neutro, por que assim se houver um curto circuito no chuveiro além de ficar sem proteção e tomarmos um choque iremos também danificar nossa instalação e o restante dos equipamentos por que a corrente de curto circuito percorrerá toda a rede interna invadindo e danificando tudo que se encontra conectado a ele através das tomada, etc.

f)       Manutenções periódicas no mínimo de 4 em 4 meses, sempre com um profissional qualificado para que se faça analises corretas e sempre respeitando todos esses detalhes e se for o caso de trocar o chuveiro por um novo, não pense duas vezes por que é melhor um pequeno investimento do que colocarmos a nossa vida e dos nossos queridos parentes que vivem conosco em risco.

(A) Corrente em amperes – (W) Potência em watts - (V) Tensão em volts. 

VR PROJETOS ELÉTRICOS – (51) 999453199 zap

PS: Se fizer um comentário e for pergunta deixe seu celular ou e-mail para sanar sua necessidade.


Nenhum comentário: